Dúvidas Frequentes Em Financiamento De Imóveis - Construtora Carraro
top of page

Dúvidas Frequentes Em Financiamento De Imóveis - Construtora Carraro

Atualizado: 1 de abr. de 2019

Veja as respostas para algumas das principais dúvidas sobre financiamento imobiliário!



O financiamento imobiliário é um dos modelos para aquisição de imóvel mais utilizados em todo o país. Por mais que o pagamento a vista seja sempre a melhor opção, nem todas as pessoas têm condições para desembolsar um alto valor de uma única vez para pagar um imóvel.


Um outro fator que tem impulsionado a preferência por financiamentos é que os bancos estão oferecendo mais opções de crédito imobiliário.

Com todo esse aspecto, inúmeras dúvidas vão surgindo, e foi justamente por isso que nós resolvemos criar este artigo para responder algumas dessas dúvidas sobre financiamento imobiliário.


Posso usar o FGTS?

Essa é uma das primeiras perguntas relacionadas a financiamento imobiliário.

Bom, você pode sim utilizar, desde que você esteja contribuindo dentro do período de pelo menos 3 anos com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e não possua nenhum outro imóvel com pendência pelo SFH.


É possível financiar o valor total do imóvel?

Existe alguns critérios para o valor do financiamento, uma delas imposta pelo Banco Central, exige que o comprador tenha ao menos 10% do valor total do imóvel para dar como entrada, no entanto, isso pode variar de acordo com cada banco.


Qualquer pessoa pode financiar um imóvel?

Para ter direito ao financiamento imobiliário é necessário apenas que o seu perfil atenda a alguns critérios, como ter renda mensal adequada para o valor do crédito solicitado, ter um bom histórico com transações financeiras e entregar toda a documentação necessária.

É importante lembrar que o valor das parcelas não pode ser maior do que 30% da renda líquida do comprador.


É obrigatório pagar seguros do financiamento?

Sim, é obrigatório pagar os seguros de morte e invalidez e de danos físicos ao imóvel, já que eles são necessários para cobrir despesas em caso de óbito do comprador e também de possíveis danos causados no imóvel durante o período em que o financiamento ainda estiver em vigor.

Como é a base de cálculo quanto ao valor das prestações e dos prazos de financiamento?

Basicamente, o valor da prestação é calculado de acordo com os encargos principais que é composto pelo número de parcelas para amortização e os juros mensais, os acessórios (seguros que estão inclusos e são obrigatórios) e as taxas administrativas.


Meu financiamento foi aprovado, quando terei de começar a pagar?

Se você financiar o seu imóvel com uma instituição financeira, normalmente você terá de pagar a primeira parcela após 30 dias de ter assinado o contrato, mas isso também pode variar de acordo com a instituição.


É possível conseguir um financiamento tendo o nome sujo?

Não, com uma construtora ou até mesmo com os bancos, é praticamente impossível conseguir crédito imobiliário, e é por esse motivo que na documentação é exigido o histórico do comprador, portanto, se você pretende financiar um imóvel, tenha uma boa entrada e preze para que seu nome continue limpo.


Bom, vamos finalizando este artigo por aqui, esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre financiamento, até a próxima!

bottom of page