Mercado Imobiliário Mostra Cenário Positivo No Primeiro Semestre De 2017 - Construtora Carraro


O mercado imobiliário tem apontado sinais positivos de aquecimento das vendas ao longo do ano de 2017, enquanto o lançamento de novos projetos permanece pressionado pelo volume ainda elevado de estoques, conforme supõe a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 31, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que engloba dados de 18 cidades e regiões metropolitanas.



No segundo trimestre deste ano, foram lançados 16.813 apartamentos no País, apresentando uma queda de 10% ante o mesmo período do ano passado. Já as vendas somaram um total de 22.685 apartamentos, uma alta de 5,8%. No acumulado do primeiro semestre, foram lançados 27.882 apartamentos, queda de 21,6% em relação ao mesmo período de 2016. Por sua vez, as vendas totalizaram 41.988 unidades, um avanço de 2,6%.


“O mercado oferece muitas oportunidades, e as pessoas voltaram a buscar o sonho da casa própria”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC. Ele acrescenta que a queda nos preços, gerada pela crise econômica, tem incentivado muitos consumidores a fechar negócio para a aquisição ou troca de moradias. “Os estoques estão caindo”, completa.


O economista Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC e coordenador do projeto, enfatiza a predominância dos imóveis de dois dormitórios nos negócios, representando cerca de 74% dos imóveis lançados e 65% das vendas no segundo trimestre. “Isso indica uma presença muito forte do produto econômico no País”, avalia.